#1 – Desorganização da Ideias – Problemas Comuns na Comunicação

#1 – Desorganização da Ideias

Problemas Comuns na Comunicação


A minha nova rubrica que se inicia hoje.
Partilho aquilo que vejo, aquilo que sinto, aquilo que converso, aquilo que comento e aquilo que me faz ser diferente enquanto profissional nesta área.

Começo por dizer que estes problemas são mesmo comuns a todos nós, muito mais o são quando as pessoas têm pouca informação como se trabalha nesta área. É normal, não podemos saber tudo. E perguntar não ofende, até que é preferível.

Aquele maior problema, aquela coisa que muito acontece, que quase imediatamente consigo reconhecer, e que acontece quando as pessoas vêm falar comigo é isto: Desorganização das ideias.

Sei que não é por mal. É mesmo normal.
Criar algo envolve muitas hipóteses… Envolve muita tentativa e erro… Envolve falhar e fazer de novo.

Vejamos o seguinte, uma pme quer aumentar as vendas, andou a ver umas coisas na internet ou falou com outros parceiros e ficou com uma ideia, ficou com uma impressão do que é possível fazer.

Mas o que essa empresa precisa não é propriamente o que a empresa parceira ou a empresa vizinha precisa. Automaticamente as estratégias de comunicação serão diferentes para cada uma das empresas. O que acontece é que a pessoa responsável, como nunca trabalhou na área e o seu conhecimento sobre determinado assunto é pouco, acha que se fizer tudo idêntico à outra empresa do segmento ou empresa concorrente que aquela estratégia irá resultar.

Mas depois vê um outro caso de sucesso, vê um outro parceiro com uma estratégia diferente da primeira, da segunda enfim…

E aqui há já demasiadas ideias na cabeça, demasiadas hipóteses pairar, demasiadas hipóteses para tentar logo à primeira. Só que não se pode tentar tudo ao mesmo tempo, não se deve de “atirar para todos os lados” porque poderá correr mal. (E se correr mal será ainda pior do que onde se estava)

Será necessário criar uma estratégia adaptada a outros factores. Claro que essas ideias, esses outros casos poderão servir de inspiração, ou servir de ideia a trabalhar no futuro. Mas é preciso criar um fio condutor. Criar uma estratégia adaptada às necessidades e aos objectivos de cada empresa. E isso é organizar as ideias.