#2 – Falta de um Plano de Acção – Problemas Comuns na Comunicação

#2 – Falta de um Plano de Acção – Problemas Comuns na Comunicação

Problemas Comuns na Comunicação – #02
Hoje quero falar da “Falta de um Plano de Acção”

É normal as pessoas chegarem ao pé de mim com as várias ideias de coisas que querem fazer e sem saberem por onde começarem.

Primeiro, é normal, é completamente normal. Se vierem do ponto número 1, em que têm as ideias desorganizadas, é completamente normal isso acontecer.
Se não vierem desse ponto, bem, continua a ser normal. Definir prioridades, definir esquemas de trabalho não algo propriamente fácil para muitas pessoas.

Tomar decisões pode mudar a vida das pessoas, se falarmos numa média ou grande empresa são dezenas ou centenas de pessoas.

Não irei aqui falar do caso das pessoas que não sabem ou não querem tomar decisões, isso é outro assunto ao qual eu não tenho o conhecimento adequado para poder falar.

O que quero explicar é que não é fácil tomar decisões, mesmo que estas sejam pequenas. E para se realizar um plano de ação é necessário tomar algumas decisões.

Um plano de ação não é nada mais nada menos que definir o que fazer, definir prioridades e urgências. Um plano de acção é saber qual o caminho que queremos traçar. É reconhecer onde estamos e para onde queremos ir.

Como é obvio, nunca nada está fechado. Temos de contar com os imprevistos, com os erros, com um problema ou outro. Mas é ter as linhas guias que nos dão a margem de alcance para podermos trabalhar.

Espero que tenha ajudado alguns de vós. A mim ajuda-me sempre identificar os problemas e ajudar as pessoas a resolvê-los.

Ana Moura